top of page

Psicoterapia integrativa - um exemplo

Perguntaram-me como faço para ajudar uma adolescente a lidar com a sua falta de confiança pré-competitiva.

Respondi que uma das formas mais eficazes para lidar com esse sintoma é usando o poder da imaginação. A falta de confiança pode ser resultado de um longo processo onde a imaginação labora para boicotar o sucesso da pessoa em questão. O que faço é ajudar a pessoa a inverter o processo, usando a imaginação como aliada em vez de opositora. Escusado será dizer que antes de chegar a este ponto já houve pelo menos uma sessão para fazer a anamnese e compreender o problema sob determinadas perspectivas e assim poder fazer o mapeamento de qual o recurso terapeutico mais indicado para a pessoa em questão.

Assumindo que esta reune condições para a imagética, em primeiro lugar, vou operacionalizar a falta de confiança. Peço para ficar confortável e com os olhos fechados vou-lhe pedir para se concentrar na sua respiração e ficar atenta ao seu corpo e a qualquer impressão que possa sentir relacionada com a falta de confiança. Através dos descritores que surgem na sequência de estimulação verbal (Como é que a falta de confiança seria se tivesse uma forma? Uma cor? Uma textura? Um cheiro? - enfatizo as expressões que estão de acordo com o sistema representacional preferido da pessoa) ela vai dar uma forma à sua falta de confiança para a podermos trabalhar.

Depois de assumir uma qualquer forma dada, vou procurar perceber se essa forma é dela, ou se lhe foi colocada, i.é, se veio de fora. Caso seja dela, deverei saber qual o motivo que faz com essa forma se mantém com ela; quais são os factores de manutenção da falta de confiança? Caso não lhe pertença, o caminho terá de ser outro e começar por procurar perceber a quem pertence essa forma? Quem a colocou lá? Desde quando ela está com a pessoa? O que faz com que ela se mantenha na pessoa? etc. Aqui, o que a experiência me diz é que podemos encontrar as mais variadas respostas que podem ir desde "a minha tia" até uma maldição, ou entidade demoniaca - temos que estar preparados para tudo o que surgir.

No decorrer deste tipo de processo terapêutico a pessoa vai entrando num estado hipnoidal onde a sua atenção se vai focando cada vez mais na sua vivência (que dependendo, pode ser uma

regressão, uma revivicação ou mesmo uma regressão a uma “suposta” vida passada).

O meu papel como psicoterapeuta é guiar a pessoa nos meandros labirínticos do seu inconsciente, que agora, neste estado, os conteúdos que lá se encontravam de forma latente, começam a emergir à consciência sob forma de metáforas que se espelham na sua forma manifesta. (trabalho posterior de interpretação do simbolismo presente e consequente integração).

Quando se acorda em retirar essa forma (da parte do corpo fisico onde ela se alojou), o passo seguinte é ajudar a pessoa a fazê-lo. Caso sinta dificuldade, sugere-se encontrar apoio, ou num animal de poder, ou numa entidade angelical (põe-se à escolha da paciente) e sugere-se que é impossível que essa forma permaneça mais tempo nela. Dá-se algum silêncio para ela processar cognitivamente a vivência, intervindo pontualmente para ela descrever o que se está a passar, o que sente, e intui. Sugere-se igualmente que tudo o que ela for retirando (por vezes as formas saem fragmentadas, ou em estado liquido…) seja colocado numa tina de cristal que se encontra aos seu lado.

Depois de ter retirado a forma (que representava a falta de confiança, neste caso) pede-se para confirmar se nada restou (dá-se algum tempo para verificar se certificar) e sugiro que São Miguel Arcanjo se encontra no alto e que se está a abrir um portal no céu. A tina vai ser sugada pela força desse portal e será conduzida por São Miguel Arcanjo para o único local do Universo onde essa energia é transmutada. Quando a tina passar, o portal fecha-se e São Miguel deixa de ser percebido.

Como a natureza é contrária a vazios, a próxima etapa é preencher o vazio onde se encontrava essa forma. Esse vazio vai ser preenchido por outra forma, agora atribuída pelo terapeuta interior da pessoa. Pode ser Força, Coragem, autoconfiança, ou aquilo que a pessoa sentir que precisa para dar outro rumo à sua vida. Normalmente é acompanhado com luz dourada, ou outra cor, e é ressignificada com verbalizações que espelham o seu novo estado.

Parece simples, porque o fiz parecer simples, mas é preciso muito cuidado porque estamos a mexer com camadas profundas do inconsciente e tudo aquilo que se abre, tem que se tornar a fechar, tudo aquilo que se desarruma, tem que se voltar a arrumar harmoniosamente, porque estamos a mexer no inferno pessoal da pessoa onde se encontram entre outros, todos os seus recalcamentos com a forma de sombra, seja positiva ou negativa.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page