top of page

Ondas cerebrais

O cérebro humano é um órgão electroquimico e a sua corrente eléctrica é medida em ondas cerebrais.

Importa ter como referência quatro estados de consciência que traduzem os diferentes tipos de onda cerebral.

Neste momento em que redijo este texto e você o está a ler, estamos ambos num estado Beta, o que é o mesmo que dizer que o nosso cérebro está a emitir ondas cujo espectro se encontra na amplitude compreendida entre 13 e 40Hz, ou se preferir, 13 ou 40 ciclos por segundo. Estas ondas cerebrais são caracterisicas do estado vigil e quando estamos num estado alterado, com ansiedade, raiva, medo e emoçõe afins, mais rápida é a frequência das ondas cerebrais. Quando recebo alguém para consulta, este é o estado em que ambos nos encontramos - Beta -, caso seja a minha primeira consulta, porque no final da primeira e a partir da segunda já estou em Alfa.

No estado Alfa as ondas cerebais já são mais lentas (8 -13Hz) e são uma decorrência de um estado de relaxamento e podem encontrar-se naqueles momento de tranquilidade, de reflexão, quando fazemos uma meditação "ligeira". Aqui é a primeira fase de um procedimento hipnótico, assim como também é aquele estado em que nos encontramos quando estamos absorvidos por alguma tarefa, por exemplo conduzir o nosso carro por percusos já internalizados e por isso automatizados.

Aprofundando cada vez mais o nosso estado de relaxamento, vamos lentificando igualmente as ondas cerebrais que, ao passarem para um estado Teta passam a circular entre 4 e 8Hz. Aqui já se pode sentir uma agradável sonolência, e é como nos encontramos quando estamos na primeira fase do sono. Encontramos o estado Teta também nos niveis mais profundos de meditação. Quando se faz uma terapia de regressão, por exemplo, encontramo-nos neste estado, é como se se tratasse de um sonho acordado que pode funcionar como catalisador de memórias mais profundas.

Finalmente, as ondas cerebrais quando são muito lentas denominam.se de ondas, ou estado Delta. Aqui as ondas estão entre 1/2 e 4Hz, portanto, mesmo muito lentas, E aqui é quando nos encontramos num sono profundo e também num transe profundo e que, apenas para que conste, já se desvia dos propósitos terapeuticos.

Agora o que talvez não soubesse e o que torna esta questão mais interessante é que quanto mais rápidas são as ondas cerebrais, ou seja, quanto mais elevada é a frequência da onda cerebral, mais baixa é a frequência da nossa consciência, curioso não é? Por outro lado, quanto mais lentas, ou baixas forem as nossas ondas cerebrais, mais elevada é a frequência da nossa consciência.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page