top of page

Psicologia Transpessoal

Muito se fala hoje em dia de Psicologia transpessoal, todavia, quantos dos que utilizam esse constructo no seu discurso conhecem verdadeiramente o seu significado? É para esses a quem este pequeno ensaio se dirige.

A psiologia de orientação transpessoal começou a emergir na sociedade como resposta ao nascimento dum novo paragdigma conhecido por holismo (de raiz grega holos significa totalidade). Na verdade, holismo é uma concepção sitémica da vida e do mundo, estruturada na consciência do estado inter-relacional e interdependente de todos os fenómenos fisio-bio-psico-sociais, culturais e espirituais.

Apesar deste tipo de abordagem já ser conhecida e utilizada nas grandes escolas de tradições ocultistas ocidentais, no Ocidente ela é uma abordagem muito recente.

Um dos motivos do seu surgimento prende-se com as crises existenciais do final do milénio, onde a vida foi perdendo sentido, provavelmente consequência, entre outras razões, duma percepção fragmentada da realidade que ainda perdura actualmente.

A psicologia transpessoal começou a dar os primeiros passos nos Estados Unidos na década de 60, como decorrência de um movimento conhecido pela quarta força, surgida depois do Behaviorismo, Psicanálise e da Psicologia Humanista. No fundo, podemos dizer que o movimento transpessoal resulta da síntese transformadora do activismo politico de sessenta e da revolução da consciência de setenta.

Nesta síntese o foco é a transformação social decorrente da transformação pessoal, ou seja, se queres mudar o mundo, tens que começar por te mudar a ti - uma mudança do interior para o exterior.

Naturalmente que perante este tipo de direcção que a Psicologia começou a tomar, facilmente se percebe que o objecto do seu estudo, contraraimente aos movimentos que a precedem, é a consciência. O objecto de estudo da Psicologia Transpessoal é o estudo dos vários estados de consciência no Homem e a sua relação com a realidade, com o comportamento e os valores humanos (Pierre Weil, 1982).

A Psicologia Transpessoal pode definir-se como um movimento na área da Psicologia, que se nutre do conhecimento de várias disciplinas (orientais e ocidentais) e que converge numa síntese progressiva de conhecimento sobre a consciência humana.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page